Fazia tempo que não lia um livro YA tão bom quanto esse, o último foi Mosquitolândia (calma ainda não tem resenha no blog), mas Simon é ainda melhor! Eu ganhei o livro na sessão intrínseca um evento para blogueiros e livreiros que teve aqui em São Paulo no mês de março se não me engano.
O livro é narrado pelo ponto de vista do protagonista que é o Simon, um garoto completamente hipster e nerd, mas não aquele nerd que fica pelos cantos e sem amigos, ele é totalmente ao contrário; participa do teatro da escola, tem vários amigos e é super descolado, sem contar a família excêntrica e fora do comum que ele tem. Ah! Não podemos esquecer do seu gosto musical que é M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-O, que Oreo combina com tudo, e Harry Potter é para a vida toda!
Alternando entre narrativa e e-mails, o livro tem uma temática homossexual na qual acompanhamos Simon e o seu medo de “sair do armário”, mas o medo que ele sente não é por não ser aceito por sua família e amigos, e sim contar ao mundo como ele realmente é. Afinal nenhum hétero precisa se declarar que é hétero.
Simon conhece Blue pela internet através do Tumblr de fofocas da escola. Eles começam a trocar e-mails e segredos, sem revelar suas identidades, Simon assinando como Jacques e Blue como Blue (afinal não sabemos quem ele é) e o mais interessante é que eles são do mesmo colégio!
As trocas de e-mails começa a ficar frequentes e tratam-se de milhares de assuntos diferentes. Entre uma história e outra Simon começa a se apaixonar por Blue, afinal quem é que não se apaixona por um garoto que tem uma gramática perfeita?! (Segundo Simon isso é um quesito importante para um relacionamento).
Ele se sente perfeitamente seguro pela sua opção sexual, porém ele guarda ela em segredo. Ninguém desconfia que ele é gay, muito menos que troca e-mails com um garoto pelo qual está se apaixonado cada dia mais <3
Ele se sente perfeitamente seguro pela sua opção sexual, porém ele guarda ela em segredo. Ninguém desconfia que ele é gay, muito menos que troca e-mails com um garoto pelo qual está se apaixonado cada dia mais <3
Tudo muda quando Simon esquece de fazer o logoff da sua conta do Gmail no computador da escola e o Martin (um garoto “bobão”) captura, imprime os e-mails e começa a chantagear Simon, e ele sabe que se não cumprir com o acordo seu segredo será revelado para escola inteira e sua relação com Blue que nem começou, pode terminar de uma maneira horrível.
Entre toda essa chantagem e "insegurança" ele consegue encontrar diversão junto com seus amigos Nick, Leah e Abby. Eles vão a algumas festas, entram em confusões e fazem coisas de adolescentes, e o mais importante: ensaiam para a peça de teatro que irão apresentar.
Simon não consegue mais lidar com toda essa pressão em se mostrar quem ele não é, as chantagens que vem sofrendo com Martin e quer mais do que tudo descobrir quem é Blue. Mas se ele não tomar cuidado pode acabar tomando decisões precipitadas e acabar com tudo o que vem construindo.
Simon vs. A Agenda Homo Sapiens é um livro maravilhoso! Não apenas pelo fato de quebrar esse tabu de “sair do armário” mas sim pelo laço da amizade, apoio da família e o mais importante ser quem você é.
A leitura é super rápida e bem divertida, pois Simon tem um senso de humor incrível! O livro é recheado de referências a Harry Potter, deliciosas receitas (que se pode fazer com Oreo) e uma trilha sonora bem hipster. Eu super recomendo a leitura, principalmente se você estiver precisando sair de uma ressaca literária. O único problema é que você não vai mais conseguir parar de ler :) e quando acabar vai ficar chateado, porque acabou :/
Informações do Livro:
Livro: Simon vs. A Agenda Homo Sapiens
Autor: Becky Albertalli
Ano: 2016
Páginas: 270
Editora: Intrínseca
ISBN: 978-85-8057-892-8
Resenha por: Lucas Raspante